sábado, 9 de março de 2013

COMO FAZER REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA

COMO FAZER REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA
Aprenda como Fazer Regra de 3 simples e composta 


Veja como fazer regra de três de forma simples e prática
                Tem coisas na vida que estão sempre muito presentes, mas muitas vezes nem notamos. A regra de três é uma delas. Fazemos estes cálculos a todo o momento, mas muitas vezes se torna intuito que nem sabemos que o cálculo tão simples se chama “regra de três”.
                Se eu comprar 2 unidades e pagar 8 reais, então pagarei 16 reais se comprar 4 unidades. É simples, mas é regra de três!
                Confira como fazer regra de três abaixo.

Passo a passo como fazer regra de três

                Fazer regra de três é extremamente fácil! Não é preciso ter grandes conhecimentos em matemática para fazer regra de três e descobrir muitas incógnitas do nosso dia-a-dia, literalmente.
                No início, utilizando um papel fica muito mais fácil resolver a regra de três. Coloque dois valores um do lado do outro e embaixo um do outro, formando um quadrado 2 x 2.
                Um destes valores deve ser indefinido para que a regra de três funcione. Por exemplo:
Tenho 3 caixas de leite que paguei 15 reais. Se eu tivesse comprado 4 caixas, quanto sairia o total?
3 --------------- 15
4 --------------- X
Para descobri, então, o X, que seria o total no caso de comprar 4 caixas, faça um cruzamento. Multiplique o 3 pelo X e o 15 pelo 4. Ficará: 3x = 60. Divida 60 por 3 e você descobrirá que o total seria de 20 reais.
                O melhor de tudo é que a regra de três se aplica para quaisquer situações. Chutei a bola 4 vezes e fiz 2 gols. Se eu mantivesse a média, quantos chutes eu teria que dar pra fazer 18 gols?
4 -------------- 2
X -------------- 18
Agora, multiplique como fizemos anteriormente: 4 por 18 e 2 por x. Ficará, então: 2x = 72. O resultado é 36. Logo, você precisaria de 36 chutes para conseguir marcar 18 gols, se você mantiver a média de acertos.
                Aprendeu como fazer regra de três? Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Um comentário:

  1. queria saber composta me foi passado no curso preparatório a prova da faetec as questões 40 a 49. pois tem um conta de 60 graus de altura de um balão. se poder me ajudar eu agradeço desde já.obrigado!

    ResponderExcluir